quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TRABALHO SOBRE CANTORES E MÚSICOS

Os alunos da turma 151 orientados pela professora Claudia fizeram um lindo trabalho sobre os cantores e músicos da região Sul do Brasil, no componente curricular de Geografia. A seguir os artistas que foram trabalhados


Armandinho, César Oliveira e Rogério Mello, Cristano Quevedo, Daniel Torres, Edu K., Elton Saldanha, Fabiano Bachieri, Helmo de Freitas, Joca Martins, José Fernando Saafeld, Kleiton e Kledir, Lauri Lopes, Miro Saldanha, Tchê Garotos, Teixerinha.
















quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Guirlandas de Natal

Os alunos da turma 151 orientados pela professora Claúdia Mendes Laydner Soares confeccionaram em sala de aula as lindas guirlandas de Natal com cata-ventos e botões.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Noite do Pijama na Escola Nossa Senhora Estrela do Mar

Dia treze de novembro de dois mil e treze aconteceu a noite do pijama com os alunos da Educação Infantil do Nível III da professora Liliana M. Vasconcelos. Na realização desta atividade, a professora contou com a ajuda da Professora Gisiane Alves, e direção da escola. Após a chagada às 20h30min e a arrumação das camas pelas mães, foram realizadas várias atividades, saborearam um delicioso mingau e seus lanches. E, aos poucos foram silenciando e adormeceram. No dia seguinte após um delicioso café da manhã voltaram para suas famílias acompanhando de seus pais.





Exposição de animais de estimação

A turminha do nível ll acompanhados pela professora Jucéle Larroza, realizou o projeto “Animais Amigos”, no qual os alunos confeccionaram vários bichinhos de sucata na sala de aula e em casa envolvendo a sua família.
Após foi realizada uma linda exposição com os bichinhos de sucata e seus animais de estimação trazidos de casa.


Seminário de Educação Empreendedora

As Professoras: Adriane de M. Cony, Juliana Saalfeld, Silvia Eleonora P. Soares e Renata Machado da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar participaram Seminário de Educação Empreendedora que aconteceu no dia dezoito de novembro de dois mil e treze na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUC/RS). O Seminário de Educação Empreendedora foi promovido pelo SEBRAE/RS, em parceria com a FACE/PUCRS. É um evento gratuito voltado para profissionais da área da educação básica e neste ano com o tema: “Educar para Empreender, Empreendedorismo na Educação”.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mães organizam a sala de brinquedos

Um grupo de mães da Educação Infantil com muita generosidade se dispôs para renovar a brinquedoteca da Escola para proporcionar mais alegria as crianças. Fizeram várias reuniões, campanhas, compraram almofadas, cortinas, tapete, brinquedos, jogos educativos, cenário para apresentações com fantochas e ornamentaram a sala com muitos balões.  Ficou linda e funcional. Depois de tudo pronto convidaram as crianças para conhecer a sala renovada.  As crianças ficaram muito felizes com tantos brinquedos novos e o ambiente colorido.

Obrigada, queridas mães pela iniciativa e por toda dedicação ao proporcionarem mais conforto e alegria as nossas crianças! A Direção.





Parabéns Eduardo Schuch Ex-aluno da Escola Estrela do Mar

Eduardo Schuch, acadêmico do terceiro ano do curso de medicina e bolsista de iniciação cientificado programa de pós – graduação em saúde e comportamento (PPGSC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) acaba de conquistar uma importante premiação. Classificado em primeiro lugar na apresentação livre do 12 º Congresso Brasileiro da Clínica Médica. Tema do trabalho apresentado e premiado – Disfunção imune em transtorno de humor bipolar de suicídio: associação entre hormônio liberador da corticotrofina e interleucina-1b- foi elaborado com base no banco de dados do laboratório de Neurociências Clinicas da UCPEL.

Aluna classificada em 2º lugar

No dia 01 de novembro de dois mil e treze, Vitória da Silva Antunes aluna da 7ª série da Escola N. Sra. Estrela do Mar, participou da corrida Rústica promovida pela Escola Estadual Ensino Médio Cruzeiro do Sul desta cidade e foi classificada em segundo lugar. Parabéns Vitória pela iniciativa e participação.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Alunos participam da 11ª Escolarte

O grupo de teatro da Escola N. Sra. Estrela do Mar sob a orientação da Professora Adriane de Moura Cony participou da 11ª Escolarte com o tema: Um tributo às princesas e heroínas dos clássicos infantis. A mesma foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto deste Município de São Lourenço do Sul.









terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dia 05 de novembro – “Tempo Meteorológico”

A turma 121 está explorando no Componente Curricular de Ciências o “Tempo Meteorológico”. Os alunos realizaram leituras de legendas em mapas meteorológicos; e num segundo momento,  inventaram um mapa e criaram uma legenda. Trabalhando de forma interdisciplinar, os alunos elaboraram um boletim meteorológico e criaram um nome para o jornal. No dia marcado, cada grupo apresentou o seu boletim meteorológico à turma.



Conhecendo a história de São Lourenço

A 3ª série da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar realizou um passeio de estudos para conhecer e valoriza a história de São Lourenço do Sul, resgatando assim a origem de nossa cidade. O mesmo teve como base os conteúdos curriculares das Componentes curriculares de Geografia e História.
            O passeio de estudos na zona rural do município foi realizado dentro do projeto “Conhecendo São Lourenço do Sul”. Durante o passeio, os alunos acompanhados pela Professora Veridiana da Rosa Timm, Gisiane Bilhalva Alves e Regina Gomes de Simões como guia de turismo. Tiveram a oportunidade de vislumbrar a zona rural lourenciana, reconhecendo os lugares onde se deu a origem do município. Visitaram os distritos de Boqueirão, Boa Vista e Harmonia, onde observaram o relevo e a vegetação dos mesmos. Estiveram na pedra guardiã, na localidade da Sesmaria, com 148 metros de altura, Pomerano alimentos, Escola Jacob Rheingantz, local onde foi a primeira sede municipal, casa do fundador de nossa colônia, chamado Jacob Rheingantz e propriedades rurais do Caminho Pomerano.

O passeio proporcionou: conhecimento, aventuras, aprendizagens e contato com os animais e a natureza, trazendo momentos ricos e gratificantes. Também foram trocadas experiências com alunos de uma escola municipal da zona rural. Ao retornar ao ambiente escolar, os estudantes realizaram muitas atividades em sala de aula e partilharam as vivências do passeio. A teoria juntou-se com a vivência proporcionando a aprendizagem. Essa junção fez os alunos fixarem os conteúdos do projeto e vivenciarem experiências práticas de conhecimento.